Muito se fala no inicio de cada ano sobre a lista de material escolar, preços, tipo de itens e por ai.
No inicio do ano temos por tradição renovar nossas metas e objetivos, os estudos cabem nesses propósitos.
A compra da lista do material escolar pode se tornar um processo educativo para criança ou adolescente e além disso um bom momento para que os pais percebam atentamente o comportamento e os interesses atuais de seus filhos. Propicia então um momento que possibilita o estreitamento da relação pois os pais podem perceber atentamente seus desejos, preferencias, intenções, enfim, podemos dizer que alguns detalhes de seus filhos que a vida atribulada muitas vezes impede aos pais essa atenção especifica.
Isso nos conduz a uma reflexão sobre a importância de transformar esse momento em um processo educativo na escolha pela criança de seus materiais escolares:
- o comportamento dentro da loja, sua conduta diante da diversidade de opções de produtos e saber escolher diante deles, ter foco e saber lidar com suas metas e objetivos.
- a escolha de um produto por outro gera segurança a criança e também responsabilidade, pois por meio dessa escolha ela fara o uso do mesmo e acarretara em consequências para si.
- a comparação de produtos e analise dos preços possibilita o discernimento do que isso acarreta no orçamento final um bom momento para os pais podem orientar sobre isso.
- saber lidar com os limites estabelecidos pela família quanto aos valores a serem gastos desenvolvendo sua consciência econômica.
E por fim a importância da escolha feita pela criança/adolescente estabelecendo o seu vinculo com os materiais escolares possibilita uma dedicação efetiva aos estudos do ano letivo que se inicia.
Dra. Noeli Oro, Doutorado em Psicologia Social, Mestrado em Psicologia Escolar.