Olá, faça seu login
ou cadastre-se
Sinais de que seu filho pode ter dislexia Lojas Encopel
Quinta, 22 de Outubro de 2020
Sinais de que seu filho pode ter dislexia

Dislexia é um distúrbio de aprendizagem específico na área da leitura, escrita e soletração que ocorre por herança genética e não se relaciona com distúrbios psicológicos. Não existe uma cura definitiva, mas o tratamento, feito com fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, costuma garantir uma vida normal aos portadores do transtorno.

E para um tratamento eficiente, é benéfico serem identificado cedo os sintomas do transtorno. Listamos alguns sinais que indicam que seu filho pode ter dislexia:

1 - Leitura lenta e pouco fluente

Crianças com dislexia costumam demorar mais para ler, pois têm dificuldade em identificar palavras e associá-las a seus sentidos. Sua leitura em voz alta costuma ser menos fluente do que a das outras crianças da mesma idade escolar.

2 - Erros ortográficos

A dislexia prejudica a capacidade de discriminar sons parecidos. Por isso, letras com pronúncias semelhantes costumam ser trocadas na hora de escrever, ocasionando erros ortográficos. Também é comum a dificuldade de memorizar regras de ortografia e até de juntar duas letras para formar uma sílaba simples.

3 - Demora na construção de frases

Por sentir dificuldade em formar palavras e atribuir significados a elas, os portadores do distúrbio costumam demorar para construir frases. Muitas vezes, as sentenças têm sentido, mas são gramaticalmente incorretas, como "eu era com fome".

4 - Falta de concentração

Disléxicos podem ter problemas de se concentrar em atividades que exijam atenção, como quebra-cabeças e jogos dos sete erros. O déficit de atenção se manifesta também na escola, durante as aulas.

5 - Dificuldade com noções de tempo e espaço

Crianças disléxicas demoram mais do que as outras para adquirir noções temporais e espaciais, assim como a dominância de lados e os conceitos de direita e esquerda. Elas podem confundir “ontem e hoje” ou “acima e abaixo”.

Fique por dentro das novidades da Encopel!
0