TEXTO POR ANA CLÁUDIA VALÉRIO/TANNER . FOTOS POR DIVULGAÇÃO . 22 DE AGOSTO DE 2019.
A Papelaria Alternativa iniciou suas atividades em Medianeira há 29 anos, sob a direção de Giumar e Robertina Vedoi do Nascimento. “Neste período, houve muitas dificuldades, principalmente no começo. Passamos por diversas transições econômicas de governos; no entanto, com muita seriedade, trabalho e confiança dos clientes, conseguimos superar todos os obstáculos e trabalhamos cerca de três décadas no município”, destaca Robertina. Giumar complementa lembrando que, como a maioria dos empresários iniciantes, a Alternativa começou bem pequena. “Na época, tínhamos pouco dinheiro: nosso único capital era um veículo que valia 10 mil dólares. Passamos por diversas dificuldades, mas com seriedade, confiança, persistência e bom atendimento aos clientes, conseguimos crescer em Medianeira”, salienta.
Ao longo dos anos, Robertina ressalta que muitas famílias compraram materiais escolares para filhos, netos, “foram gerações que participaram de nossas vidas”. Ela continua: “Até que chegou um momento em que percebemos que deveríamos diminuir o ritmo. Nos aposentamos e desejamos seguir outros rumos. Ao encontrarmos e conhecermos a Encopel, percebemos que é uma empresa com grande potencial no ramo da papelaria. Para Medianeira, é um presente que eu e meu esposo estamos dando pela gratidão nestes longos anos de confiança. Desejamos sucesso ao Grupo Encopel”, afirma. Giumar também agradece a todos os amigos, às pessoas que participaram das suas vidas de comerciante, e “a todos os colaboradores que estiveram conosco nestes 29 anos. Portanto, gratidão é nossa palavra-chave”.
Do outro lado está a Encopel, empresa que nasceu em 1988, quando o casal Gilson Tomio e Noeli Oro compraram 50% da JJ Encadernadora, com três funcionários, iniciando as atividades na área empresarial. “Alguns anos depois abrimos empresa em Foz do Iguaçu iniciando o projeto para crescimento como Copiadora Foz. Mais tarde diversificando as atividades da empresa passando a se chamar Encopel. Hoje o grupo Encopel é composto por mais de 100 funcionários com três lojas em Foz e uma em Itajaí. E agora com projeto de expansão iniciado por Medianeira”, conta Gilson.
O proprietário da Encopel lembra que Giumar Nascimento ofereceu essa oportunidade e no momento que ela surgiu já tinham a certeza de que deveriam aceitar esse desafio. “Após a efetivação, tivemos um exemplo de respeito e profissionalismo por parte da equipe da Alternativa, principalmente Sr. Giumar e a Sra. Roberta. Eles nos acompanharam e ajudaram em cada detalhe, o que nos motivou muito a querer fazer esse negócio dar certo e honrar todos esses anos de esforços e trabalho por parte da Alternativa e sua equipe”, comenta.
Gilson, que agora, além da esposa, conta com o apoio do filho Matheus, garante que Medianeira terá uma empresa comprometida em oferecer mais do que apenas produtos e serviços. “Queremos fazer parte dests cidade, sendo referência em momentos importantes da vida das pessoas, encantando e cativando nossos clientes pela paixão em atender”. Ele complementa que: “a Encopel Medianeira é um projeto que visa estabelecer um padrão de loja para expansão e crescimento. Temos um orgulho imenso de ter Medianeira como a cidade natal da empresa e a perspectiva é que possa ser um novo marco em nossa história, ou seja, essa cidade representa nosso nascimento e em breve será lembrada como o divisor de águas em nossa história”, comemora.
Para Robertina e Giumar é um ciclo que se encerra e outro que inicia. “Mesmo fora do comércio, tenho a intenção de continuar trabalhando até quando for possível. Deixamos a Alternativa e nos programamos para a segunda fase das nossas vidas. Há 12 anos estamos investindo em outra linha de trabalho, que é uma estrutura com aviários, além do trabalho na Acime, no Rotary e na Amoa. Portanto, ainda temos muito tempo para nos dedicarmos a outras atividades fora do comércio”, conta Giumar.
Robertina encerra a entrevista fazendo um agradecimento: “Obrigada à minha querida equipe, obrigada pelo comprometimento, obrigada por tantos anos. Agradecemos aos nossos clientes e amigos pelos quase 30 anos de comércio em Medianeira”.
<="https://jornalmensageiro.com/wp-content/uploads/2019/08/Entrevista-Alternativa-Encopel-CIDADES-1-630x473.jpeg" alt="" width="282" height="212" /><="https://jornalmensageiro.com/wp-content/uploads/2019/08/Entrevista-Alternativa-Encopel-CIDADES-2-630x473.jpeg" alt="" width="282" height="212" /><="https://jornalmensageiro.com/wp-content/uploads/2019/08/Entrevista-Alternativa-Encopel-CIDADES.jpg" alt="" width="293" height="212" />