No mês de Julho, a Revista da Papelaria fez uma matéria incrível em comemoração aos 30 anos da Encopel.
A Revista da Papelaria foi criada em 1993 e hoje é o veículo de comunicação que se dedica a registrar as iniciativas e demandas de empresas e profissionais do mercado de papelaria. As edições - impressas e digitais - são distribuídas em todo o Brasil por meio de assinatura.
A matéria foi escrita por Luana Dandara, na Edição 274 da Revista da Papelaria.
Há 30 anos transformando dificuldade em oportunidade
Com quatro lojas em Foz do Iguaçu e uma em Medianeira, no oeste do estado do Paraná, a Papelaria Encopel tem na sua história uma marca de superação. Fundada há 30 anos, em 25 de março de 1991, o empreendimento passou por uma séria crise financeira no ano de 1998, ao iniciar sua expansão para Foz. Mas foi exatamente esse obstáculo que impulsionou os negócios, como explica Gilson Cesar Tomio, de 59 anos, diretor executivo e sócio da Encopel.
“Nosso início foi de bastante dificuldade financeira. Quando fomos abrir nossa primeira loja em Foz, fizemos alguns investimentos e tivemos problemas com recebimentos, então precisamos reavaliar toda a empresa. Negociamos com vários fornecedores para honrar com todos os nossos compromissos, nos desfizemos de patrimônios particulares, buscamos empréstimos e fechamos uma filial aberta para poder quitar as dívidas”, contou ele. “Nesse momento, também começamos a buscar novas negociações, novos fornecedores, e foi um grande momento de crescimento da Encopel. Éramos muito focados no ramo de escritório, então passamos a adquirir um mix maior de produtos, adentrando no ramo escolar, e tivemos uma redução drástica de custos. Superamos esse obstáculo de forma gradativa. O processo durou de 12 a 18 meses, mas saímos bem mais fortes e preparados após essa crise”, completou Tomio.
Graduado em Administração e Finanças e com pós em Economia Empresarial, o diretor executivo acredita que a pandemia do novo coronavírus também está sendo uma adversidade agregadora para a Encopel. “2020 e 2021 estão sendo anos bastante desafiadores, mas aprendemos muito e buscamos diversas melhorias dentro da empresa. Hoje, podemos dizer que sobrevivemos e sairemos também fortalecidos”, destacou ele. No mês de janeiro, inclusive, a papelaria iniciou vendas de forma on-line para atender ao público local, e o objetivo é disponibilizar o e-commerce para todo o país até o fim deste ano. Outros planos futuros da Encopel são a profissionalização para expansão em outros municípios e a formatação de franquia.
Gilson detalhou como surgiu a ideia de inauguração do negócio, quando ele ainda trabalhava no departamento contábil de uma cooperativa em Medianeira. “Uma das minhas responsabilidades lá era fazer a encadernação de capa dura para documentos da empresa. Em Foz do Iguaçu só tinha uma empresa, e em Cascavel, cidade vizinha, tinha outra. A fila de espera chegava a três meses para fazer o serviço.
Detectei essa oportunidade de mercado e resolvi abrir uma encadernadora em Medianeira para atender a essa clientela. Fomos crescendo e, aos poucos, começamos a vender caixa de papel, toner etc. Aumentamos gradativamente nosso mix, até chegar no que a Encopel é hoje”, disse. O nome da papelaria vem da mesma época e remete às principais atividades executadas no início do empreendimento: ENcadernação, CÓpias e paPEL.
Atualmente, os segmentos principais da Encopel são o de papelaria, material de escritório, material escolar e informática. De forma secundária, estão os setores de presentes e decoração, brinquedos, livros, higiene e limpeza, e eletrodomésticos. São cerca de 15 mil itens à venda em um espaço total de 1800m², contabilizando as quatro lojas. “Acredito que nosso principal diferencial em relação aos concorrentes seja o atendimento de qualidade e o cuidado com o cliente. Depois, a diversidade e a variedade de produtos, sempre com bom preço. Também somos uma marca forte, de muita tradição na região”, pontuou Gilson. “O cliente é nosso valor primário, nosso chefe, quem determina o sucesso do negócio”, acrescentou ele.
Autoavaliação para o crescimento:
O diretor executivo da papelaria avalia que o grande acerto do negócio, uma estratégia recente, foi a expansão na cidade de Foz do Iguaçu com abertura de filiais em diferentes bairros, através da aquisição de lojas concorrentes. O erro, por sua vez, foi “tentar abrir filiais através de parcerias sem planejamento, estrutura e o devido cuidado. Foi o que levou à nossa primeira crise financeira citada”, ponderou Gilson Cesar Tomio.
Para o administrador, o que mais o motiva a atuar no mercado papeleiro é o envolvimento com fases importantes da educação e a geração de empregos. “O verdadeiro negócio da Encopel não é só vender material de escritório ou papelaria, mas sim estar presente em momentos importantes da vida das pessoas, seja no início de um ano letivo, de um curso, seja na aquisição de equipamentos e materiais de expediente para novas empresas, projetos ou negócios. O nosso envolvimento com questões relacionadas à educação, aprendizado, criatividade e desenvolvimento é a nossa principal razão de existir”, finalizou o diretor executivo da Encopel.
Fonte Edição 274 da Revista da Papelaria - www.revistadapapelaria.com.br