Você pratica artesanato ou conhece alguém que goste? Pois saiba que essa atividade, além de muito prazerosa, também pode ter uma série de benefícios. Listamos alguns:
- Desenvolve o físico
O trabalho com as mãos ajuda a desenvolver a coordenação motora. Além disso, ao desenvolver um objeto sua sensação de satisfação é mais intensa e dura mais do que a que você sente ao comprar algo pronto.
- Desenvolve o mental
Para quem faz artesanato e trabalhos manuais, a concentração e criatividade são fundamentais. Tricotar, por exemplo, mantém o cérebro ativo e a mente criativa. Fazer trabalhos com as mãos é um ótimo exercício intelectual para idosos, pois trabalha funções do cérebro que, se não estimuladas, se deterioram.
- Pode tornar-se uma nova fonte de renda
Muitas pessoas começam a fazer artesanato por lazer e descobrem nos amigos e pessoas próximas possíveis clientes. Hoje o tipo de trabalho manual, o chamado “hand made” está sendo muito valorizado em um mundo onde tudo é feito por máquinas. De sabonetes à almofadas, tudo que é feito a mão e exclusivo ganha um valor agregado diferenciado.
- Promove conexão com o que realmente importa
Quando você desenvolve atividades com as mãos, como cuidar da terra, fazer uma receita, pintar quadros, você fica mais conectado às coisas simples da vida, que são capazes de te fazer mais feliz.
- Promove a conexão interpessoal
Já participou ou assistiu uma roda de tricô? Muito papo, troca de dicas e experiências torna a experiência mais interessante e as conexões entre as pessoas mais fortes. Ao se juntar a outras pessoas, quem faz artesanato se sente ativo e emocionalmente consciente da sua contribuição à sociedade. É altamente recomendado em todas as idades, em especial na melhor idade.