A infância é um período da vida marcado pela afloração da criatividade. A imaginação dos pequeninos vai longe, e é fundamental que pais e educadores apoiem e incentivem atividades que favoreçam a criatividade e a aprendizagem. Uma das ações comuns nesta época é o desenho. Para a criança é uma forma de se divertir, mas também é uma oportunidade única de desenvolvimento.
Separamos algumas vantagens que o desenho e a pintura trazem para o desenvolvimento na infância:
Desenvolvimento motor
Assim que começa a andar, a criança começa a desenvolver outros movimentos, que vão do correr, pular e saltar até o movimento de pinça (preensão dos dedos). O desenvolvimento motor fino é essencial na pré-escola e nos primeiros anos da educação básica.
Desenhar e pintar são atividades essenciais para aprimorar esse aspecto, que vai evoluindo ao longo dos meses. Para alunos com habilidade motora reduzida, incentivar o desenho livre pode ser muito importante para que eles consigam evoluir dentro de suas limitações.
Desenvolvimento psíquico
Mais do que uma brincadeira, o desenho é uma forma da criança expressar o seu cotidiano. Mesmo que no início, para os adultos sejam apenas rabiscos, são as percepções da criança sobre o mundo.
A atividade auxilia o aluno a se tornar mais comunicativo e pode ser a ferramenta ideal para que se sinta confortável em compartilhar temas que ainda não tenha confiança de expressar em palavras. Não raro, o desenho é um recurso utilizado em consultórios de psicologia infantil.
Criatividade
Assim como outras atividades artísticas, como o dançar ou interpretar, o desenho e pintura apoiam a evolução da criatividade dos alunos. Eles podem construir narrativas inteiras através dessas atividades e passam a criar com estes recursos novas histórias, evoluindo também a comunicação.