Dificilmente já vimos crianças arrumando seus materiais escolares por conta própria e com grande interesse, principalmente se for na hora que o sinal da escola tocou. Ansiosos pelo recreio, as vezes as crianças não lembram nem de fechar a mochila. Por isso, pensamos em dicas para ajudar você a estimular seu filho a cuidar dos materiais escolares.
1 – Tudo começa pela conversa
Diálogo é o passo inicial, mas o mais importante. Você precisa conversar com a criança sobre a importância dos materiais para a vida escolar dela, assim como ensinar sobre dinheiro e quanto foi gasto em cada item. A educação financeira conscientiza a criança de que elas são responsáveis por aqueles itens e como influencia na vida delas.
2 – Checklist é fundamental
Com o diálogo, regrinhas precisam ser estabelecidas. A partir disso, desenvolva uma lista com os cuidados que a criança deva ter com os materiais escolares no dia-a-dia, como exemplo:
- Mantenha a mochila organizada;
- Guarde os cadernos sempre fechados e os lápis no estojo;
- Lave as mãos antes de utilizar os materiais;
- Aponte o lápis somente quando for necessário;
3 – Prefira materiais impermeáveis
Sabemos que as crianças gostam de fazer bagunça e as vezes acabam derrubando o lanchinho nos materiais escolares, por isso a importância de estojos e mochilas impermeáveis, para evitar que os líquidos se propaguem e sujem todo o material ou até mesmo em casos de chuvas fortes.
4 – Identifique os materiais
Cada material que a criança perde é um gasto que você teve e terá novamente. Por isso, coloque etiquetas nos materiais para quando for encontrado, o dono ser localizado, também para quando seu filho emprestar um material para o coleguinha, ele lembrar que precisa devolver o item para a mesma pessoa.
5 – Separe um espaço para estudos
Outra dica é criar um espaço para que a criança possa estudar, assim lugares como mesa da cozinha, da sala, são evitadas e os materiais da criança estarão sempre em um local só. Com isso, você também aumenta a responsabilidade da criança manter a organização no local de forma saudável e prazerosa.